• Whatsapp:
  • (33) 9.9946 - 1734

Portuguese English Spanish

QUALIDADES  DE  YÊMANJÁ

 

 

YÊMANJÁ SOBÁ: Ligada a Airá, lufã e Orunmilá, fia algodão, usa corrente de prata no tornozelo, carrega abebé e sua energia é a espuma branca do mar e rio, veste branco com prata.

YÊMANJÁ AKURÁ: Vive nas espumas do mar, aparece vestida com lôdo do mar e coberta de algas marinhas. Muito rica e pouco vaidosa. Adora carneiro, ligada a Nanã, veste branco aperolado.

YÊMANJÁ IYÁ ODÔ: Vive as margens de todos os rios, representa o ajubó de Yemanjá. Yemanjá ancestral, ligada a Oxalufã, para alguns é a mãe de Oxum.

YÊMANJÁ IYÁ AWOYÓ: É uma das mais velha, possui ligação com Oxalá, Oxumarê e Xangô, Veste branco perolado e cristal, responsável pelas marés.

YÊMANJÁ MALÊLÊÔ: Esta Yemanjá vive nos grandes lagos, tímida, não se pode tocar no rosto do Iyawò, veste verde claro e branco prateado.

YÊMANJÁ OGUNTÉ: Mãe do rio Ogum, esta Yemanjá guerreira usa espada e tem ligação com Ogum e Oxaguiã, carrega abebé, veste azul claro e Branco perolado.

YÊMANJÁ  SESSU: Voluntariosa e respeitável, ligada a Babá Olokun, vive nas águas agitadas da costa e come inhame, suas contas são verdes translúcido, veste verde e branco.

Ainda podemos citar outras Yemanjás com nomes, títulos e cultos extintos: Yemanjá Olossá ou Oloxá: Ligada a com Oxum e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yemanjá mais velha da terra de Egbado, não há iniciados no Brasil. Yemanjá Iya Massê: que é a mãe de xangô Yemanjá Iyakú,Iya Atará Mobá , Iya Ewá, Iyá Tapá, Iya Tonà,etc.

Compartilhar nas redes sociais

  • Rádio Nocaute ao vivo::

     

Please publish modules in offcanvas position.