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Fusão entre orixás

 
 
Estes  fundamentos  quando  aparecem ,  faz – se  o  primeiro  Orixá  e  vira – se  o  outro  Orixá   ainda  no  roncó . Apenas  para  receber  o  ejé .  Os  fundamentos  são  os  seguintes :
 
OGUM – JÁ    (  Na  Umbanda  é  Ogum  Matinada )   =  Fundamento  Com  Oxalá
OGUM – OARES  (  Ogum  Beira  Mar , Sete  Ondas  Ou  iara )   =  Fundamento  Com  Oxum ,  Logum   e  Oxalá
 
OGUM  AIAKÁ  ( Ogum  Rompe  Mato   ou  Naruê ) =  Fundamento  com  Oxalá  e  Yemanjá .
 
OXÓSSI  IBUALAMA    =  Fundamento  Com  Obaluaiê
OXÓSSI  AQUERÃ  =   Fundamento  Com  Ogum
OXÓSSI  DANADÃNA =  Fundamento  Com  Oxumarê
OXÓSSI   MUTALAMBÔ   =  Fundamento  Com  Exu
OXÓSSI   GONGOBILA =  Fundamento  Com   Oxalá  e  Oxum
 
OMULÚ  INTÔTO  =  Fundamento  Com  Lebára  e  Oxumarê
OMULÚ   AJUNSUM  =  Fundamento  Com   Oxalá  e   Ogum   ,
OBALUAIÊ   JAGUM = Fundamento  Com  Lebára , Ogum  e  Oxaguiã
OBALUAIÊ  XAPANÃ =  Fundamento  Com  Nana , Oxalá  e  Oxossi
OBALUAIÊ  AZOANI  =  Fundamento  Com  Oxossi
OBALUAIÊ   AKEREJÉBE  =  Fundamento  Com  Oxumarê
 
XANGÔ   AIRÁ  =  Fundamento  Com  Oxalá
XANGÔ   AFONJÁ =    Fundamento  Com  Yansã
XANGÔ   BARU  =  Fundamento  Com  Lebára ,  Oxossi   e oyá
 
 
YANSÃ  IGBALÉ =  Fundamento  Com  Obaluaiê / Omulu
YANSÃ  OYÁ  LEIÊ  =  Fundamento  Com   Oxossi
YANSÃ  OYÁ  ALUSTRAL =  Fundamento  Com  Oxum
YANSÃ  BAMBURUCENDA  =  Fundamento  Com  Egum
 
OXUM  YÊ  YÊ  APARÁ  =  Fundamento  Com  Yansã
OXUM  YÊ  YÊ  PONDÁ  =  Fundamento  Com  Oxalá
OXUM  YÊ  YÊ  KARÊ  =  Fundamento  Com  Oxossi
OXUM  YÊ  YÊ  ARÊ  =   Fundamento  Com  Oxossi
OXUM  YÊ  YÊ   OKÊ  =   Fundamento  Com  Oxossi
OXUM  YÊ  YÊ  MUIWÁ =  Fundamento  Com  Xangô
 
 
YEMANJÁ  ARABÔ  =  Fundamento  Com  legbára
YEMANJÁ YÁ  SOBÁ =  Fundamento  Com  Orumilá
YEMANJÁ  YÁ  ASSESSUM =  Fundamento  Com  Oxalá
YEMANJÁ   YÁ  IEMOWÔ =  Fundamento  Com  Oxalá
YEMANJÁ  YÁ  SUSSUAMÊ =  Fundamento  Com  Oxalá
YEMANJÁ  YÁ  OGUM – TÊ =  Fundamento  Com  Ogum
 
                        
NOTA:
 
 
 
EXEMPLO:
 
Perguntado  a  ifá  atravéz  de  exu  qual  é  o  orixá  de  orí  de  determinada      pessoa  e  ,  se  na  primeira  caída  o  odú  ejionílê  apresenta  e  , traz  consigo  na  segunda  sinca  o  omo  odú  ebuim ,  pode – se  então  afirmar  que  aquela (e)  yaô  é  filho  de  ajagunã  com  fundamentos  com  a  oxum  iabotô .  Joga – se  então  novamente  para  confirmar  o  adjunto  que ,  neste  caso  nescessariamente  responderá  oxossi  gongobila  acompahado  do  odú  obará . Neste  caso ,  esta  pessoa  é  filha  de  oxaguiã  ajagunã  com  oxum  iabotô   e  carrega  oxóssi  gongobila  como  adjunto .Esta  junção  quando  bem  descoberta ,  dará  bons  resultados  futuro  pois ,  depois  de  devidamente   raspado  e  passados  por  todos  os  procedimentos  de  praches  de  uma  feitura  de  santo ,  na  hora  do  orunkó   este  santo  provavelmente  dirá  seu  nome  alarakemim  .  Claro  que  esta  possível  combinação  aqui  é  só  um  exemplo  mas ,  é  mais  ou  menos  por  este  caminhos  que  as  coisas  acontecem. Deve – se  ficar  atento  com  determinados  odús  pois  ,  costumam  não  corresponderem  a  realidade  do  yaô ,  devido  a  guerra de  orixás em  seu  orí .  O  certo  mesmo  é  jogar  pelo  menos  03  vezes  para  que  se  possa  ter  certeza  absoluta  de  que  santo  fará  naquele  yaô .  Lembro – lhe  que  costuma  por  exemplo  o  yaô  ser  de  oxossi  e  no  ronco  virar  é  oxalá .  Isto  acontece  com  muita  freqüência  pois ,  o  orixá   oxalá  é  pai  de  todos  e  pode  sim  virar  em  qualquer  yaô .Outros  detalhes  super  importantes  é  que  em  determinados  casos , assenta – se  dois  orixás  de  uma  única  vez .

  

EXEMPLO:
 
Se  assentar  obaluaiê ,  terá  também  que  assentar  nanã  ao  seu  lado . claro  que  com  menos  fuxico .
 
Se  assentar  ogum , deve –se  também  assentar  oxossi . ( menos fuxico ) 
 
Se  assentar  oxalá , assenta – se  também  yemanjá  ou  vice  e  versa .  
 
Todos  estes  exemplos , se  no  caso  das  combinações  explicadas  em  primeiro  plano  entre  fundamento  de  orixá  com  outro  orixá .
 
Nunca  acenda  velas  escuras  em  seu  barracão .
 
Ensina – se  aos  seus  filhos  o  orikí  de  exu  para  que  os  mesmos    possam  fazer  as  suas  rezas  individualmente .
 ensina   aos  seus  filhos  que , sempre  que  for  saudar  o  orixá  exu ,  que  pronuncie  primeiramente  a  palavra  kóbá  (  eterno  rei )  .  pode – se  dizer  mais  ou  menos  assim:
 
KOBÁ  LAROIÊ  EXÚ !   
KOBÁ   LAROIÊ  EXÚ  !
 
MOJUBÁ  MOJUBACÃ
 
MOJUBÁ   MOJUBAQUESSÃ
 
EXÚ  KÔKÔRÔ   TUMBIN IYN
 
EXÚ  KÔKÔRÔ  ORIXÁ
 
 
KOBÁ  LAROIÊ  EXÚ  !!!! 
KOBÁ  LARÔIÊ .